Moçambique, nesta foto: stella petrasi, jacques em extremo esforço de concentração, edna tosatth, licinio azevedo com seu bigodinho a la Errol Flynn e o bravo guerreiro Osmar Trindade - foto daniel de andrade simões
Caros Amigos,Moçambique tem uma relação especial com o Coojornal e com os seus jornalistas.
Naqueles tempos complicados, Moçambique alimentou o nosso imaginário sobre uma nova África, onde tal como Angola e Guiné-Bissau, o povo lutava pela sua independência.
Aqui viveu e trabalhou vários anos, Osmar Trindade, cuja trajetoria como jornalista foi intimamente ligada ao Coojornal. A sua vinda para cá, junto com Antônio Oliveira, foi uma consequência do seu trabalho no Coojornal.
Foi aqui que conhecemos stella petrasi e o amigo Daniel de Andrade, fotógrafo também da FRELIMO e coojornalista.
Nosso trabalho conjunto, em Moçambique, foi uma continuação das ideias e políticas do Coojornal, adaptadas, claro, a realidade local.
Pode-se dizer que, naquele momento, em Moçambique havia uma “sucursal” do Coojornal. Hoje ainda há um “correspondente”. Este não manda reportagens, apenas um bilhete pra dizer que está a comemorar este dia com cinco horas de antecedência em relação a vocês. Hoje está um belo dia em Maputo e vou beber umas cervejas num boteco aqui na praia, já que não posso estar aí com vocês pra comemorarmos juntos a história e a importância do Coojornal.
Abraços a todos
Licinio Azevedo
9/6/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário