foto álbum da familia Craidy
Daniel, vou descrever quem são os componentes desta foto histórica da família Craidy
Milene Craidy, a matriarca da família. Então já viúva de Habib Craidy, comercinante sírio que veio para o Brasil, noroeste do Rio Grande do Sul , região de Ijuí, onde fixou residência e no início fez comércio ambulante na região. Fazia parte dos chamados mascates que entravam nos rincões de matos distantes e levavam tudo: roupas, jornais, comida, cartas, etc. Depois abriu uma loja de tecidos em Ijuí, juntamente com o cunhado a quem se associou mais tarde, O cunhado, irmão de Milene, também libanês, chama-se Jorge Joaquin Queruz. Ele veio para o Brasil anos depois de Habib, assim como Milene, que Habib trouxe por volta de 1913 quando foi ao Líbano por ocasião da morte do pai e então casou-se com Milene. Habib morreu cedo, com pouco mais de 50 anos. Até hoje há muitos Craidys no Lìbano onde ainda está, já em ruínas, a casa do velho Craidy, pai da geração que veio para o Brasil. Consta que os Craidy moram em Beirute.
Na foto à direta (esquerda de Milene e ao seu lado) está Júlia Craidy Curi. Casada com José Curi, o mais alto em pé ao fundo, no meio da foto. Também emigrante sírio libanês era um dos donos da fábrica PANEX de panelas. Iniciou com uma pequena fábrica no Rio Grande do Sul, cresceu e foi para São Paulo onde, em sociedade com os próprios irmãos, viu a panex crescer muito e eles enriquecerem. Tiveran quatro filhos homens: Renato ( o mais velho que morreu de cancer há pouco mais de um ano), e os outros três que estão vivos: José Roberto, Gilberto e Nelson. Venderam a Panex, há bastante tempo, e dedicaram-se a diferentes atividades.
Atrás de Júlia, a esquerda da foto, está Sibila ao lado do marido João Craidy, o mais moço dos filhos de Milene, médico. bastante conhecido na região de Ijuí. Morreu cedo, mais ou menos aos 65 anos. Sibila morreu há poucos anos. Foi dos que estão na foto, a última a morrer. Era professora primária mas deixou de exercer quando casou.
A direita da foto (a esquerda de Milene) está Adélia, a mais velha dos 4 filhos de Milene , casada com Henrique Hildebrand, de origem alemã, também comerciante, o careca que está em pé. Morreu cedo, há muitos anos. Entre Adélia e Henrique está Elfrida Kopf Craidy, minha mãe, neta de alemães e casada com José Craidy, meu pai. O que está mais a direta da foto. Foi comerciante. Assumiu a firma quando o pai (Habib) morreu. Tinha 15 anos e teve que deixar de estudar, o que sempre lamentou. Ajudou a formar o irmão mais moço, João, médico . Tentou retomar os estudos a noite, quando so filhos já estavam grandes, mas acabou desistindo. Sempre estimulou muito os filhos a estudarem. Teve com Elfrida (Fridinha) quatro filhos: Fernado, Beatriz, Carmem e Maria Helena (Lena).
Henrique e Adélia tiveram três filhas: Nelci, Edy e Maria Inez.
João e Sibila tiveram quatro filhos: Paulo, Maria da Graça, Leila e Luiz Antônio. Da geração de netos de Milene o único que já morreu foi Renato. Ela não chegou a conhecer os bisnetos dos quais 3 faleceram ainda crianças.
A Cor do Tempo - Sr. José e sua filha no exílio Carmem Craidy - foto daniel de andrade simões
3 comentários:
Licença,Daniel! Oi, prima Carmem!Q linda foto com o tio José!...Q linda história da nossa familia. abraços, Graça
Olá meu nome é WILSON, moro em RIBEIRÃO PRETO, sou AFILHADO do senhor JOSÉ CURY e de dona JULIA CURY. Que saudades desses dois. Eles sempre moraram em meu coração. Vou guardar mais essa foto deles.
Minha mãe tem varias fotos deles, dos meninos. Obrigado
WILSON SANTOS - RIBEIRÃO PRETO
Que foto linda! Nossa família é especial. Saudades do convívio ! Obrigada, prima por postar e contar um pouco sobre nossos entes amados.❤️
Postar um comentário