quinta-feira, 30 de junho de 2011

Presidenta DILMA ROUSSEFF, Demarque as Terras Indígenas

Texto e fotos daniel de andrade simões
Roberto Carlos, WheraO Cinta Larga Guarany
Reivindica para seu povo a demarcação tão prometida pelas autoridades brasileiras, entra ano e sai ano e seu povo cada vez mais vive na extrema miséria e pobreza.
No Rio Grande do Sul a situação vem piorando, seu povo tenta sobreviver vendendo artesanato. As crianças vivem nas ruas pedindo uma moedinha. Encontramos em Porto Alegre lindas crianças e adultos entoando cantos guaranis para sensibilizar as pessoas que circulam no centro da cidade e no brique da Redenção. Por uma questão de justiça eles querem suas terras tomadas pelo governo e repassadas para fazendeiros e estanceiros no século passado. No Amapá durante o governo Capi as terras foram demarcadas exemplarmente.
O Brasil tem que rever sua política indigenista, a Presidenta Dilma, pretende acabar com a miséria, portanto este é momento em que isso pode ser feito, demarcar as terras dos índios do Rio Grande do Sul e do Brasil. Nada mais justo com os brasileiros natos.
Eles reivindicam uma lei que reconheça nos documentos de identidade seus nomes de origem natural das suas nações.
Roberto Carlos, conhecido entre seu povo como Cinta Larga, seu nome original é Whera que significa Brilho, sol, luz... tem filhos, Karaí, Kuarã, Tupã, sua mulher chama-se Ana Cristina e entre seu povo é conhecvida como Kerdxú, nos seus documentos de identidade nada consta.
Querem escolas nas aldeias que alfabetizem em Guarany, que se transformem em lei essas reivindicações.
Na aldeia do Cacique Whera, o Cinta Larga, que vive no Espírito Santo, caçam, pescam, e plantam café, milho, feijão e outras culturas de subsistência, sua maior fonte de renda é o plantio de eucalipto, a floresta foi totalmente devastada, ganharam a bíblia e perderam suas terras. Justiça, Presidenta Dilma, é o que nossos índios reivindicam e merecem, V.Excia. sempre lutou e esteve ao lado dos brasileiros. Contamos com seu amor ao nosso povo.

Brique da Redenção em Porto Alegre - RS

quarta-feira, 29 de junho de 2011

É ... vou simbora ...

foto daniel andrade simões

Loucos pela Vida

Não é da luz do sol que carecemos. Milenarmente a grande estrela iluminou a terra e, afinal, nós pouco aprendemos a ver. O mundo necessita ser visto sob outra luz: a luz do luar, essa claridade que cai com respeito e delicadeza. Só o luar revela o lado feminino dos seres. Só a lua revela intimidade da nossa morada terrestre.
Necessitamos não do nascer do sol. Carecemos do nascer da Terra.
Mia Couto em: Contos do Nascer da Terra

fotos daniel de andrade simões

terça-feira, 28 de junho de 2011

Sala de Aula - MOÇAMBIQUE

foto daniel de andrade simões

segunda-feira, 27 de junho de 2011

domingo, 26 de junho de 2011

bolo bolo - Uma forma subversiva de viver o mundo e não se engasgar comendo de colher grande

bolobolo e seu baú que cabe o mundo - foto daniel de andrade simões

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Nietzsche - Sem esquecer não podemos ser humanos

"O tempo existe para apagar o tempo" - Mia Couto. foto daniel de andrade simões 

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Em homenagem a OSMAR TRINDADE por ANTONIO OLIVEIRA

... Ercy Pereira Torma ex-Presidente da ARI, Osmar Trindade e Alberto André - atual Presidente da ARI - Associação Riograndense de Imprensa
Estava por deixar a presidência do Sindicato dos Jornalistas Profissionais e numa bela manhã me apareceu por lá o Osmar Trindade cheio de segredos. Estranhei o fato de ele ter me ligado antes para marcar uma conversa, mas como a situação política estava mais conturbada do que nunca, simplesmente concordei e fiquei aguardando a chegada dele. Naqueles dias (e hoje também), não era recomendável falar muito pelo telefone.

Com a conversa macia de sempre, e um sorriso irônico, depois de alguns minutos de elocubrações ele atacou impiedosamente. Na jugular. "Nós examinamos a situação por lá (na Coojornal) e concluímos que tu és o único nome capaz de congregar todo mundo e evitar uma dissidência na eleição, o que seria fatal para a cooperativa e para todos nós neste momento e neste estágio em que estamos. E a decisão é que tu assumas a vice-presidência da chapa".

Naqueles tempos, para tipos cascudos (palavra que está em moda lá pela Azenha) que nem nós, missão era missão. Não se discutia, se assumia e se executava. Ou não. Não tinha meio termo. Então, no momento em que só me passava pela cabeça retomar as atividades com todo o vigor na redação, pois me negara a uma reeleição no Sindicato, depois de três anos trabalhando sem me licenciar para atender a entidade, também uma decisão pessoal minha, fui à luta. Mais uma eleição de chapa única.

Sem entrar em detalhes se foi bom ou ruim naquelas circunstâncias, já que compartilho da suspeita do grande causídico Marco Túlio de Rose de que se não houvesse a perseguição da ditadura militar a Coojornal estaria viva até hoje, ainda entendo que foi a decisão mais correta que poderíamos tomar. Assim, assumi a vice-presidência tateando, já que não conhecia com profundidade seu dia a dia, pois até ali havia sido somente conselheiro e um fiador sem grandes riscos, pois não possuía imóveis próprios.
Antonio Oliveira, advogado da Coojornal Marco Tulio de Rose, Rafael Guimaraens e Osmar Trindade

Confesso-lhes que o que começou como mais um aprendizado, transformou-se num verdadeiro tsunami de emoções. E perigos. Fortíssimas emoções. Atropelado pelas prisões e o julgamento de Trindade, Bicudo, Rosvita e Rafael, embora tenha sido por um curto período, episódios que marcaram profundamente a vida de todos nós. A minha, pelo menos. Afluíram sentimentos que eu jamais imaginara que existiam dentro de mim. E descobri que há coisas que eu não negocio. Constatação que me ajudou muito dali para a frente.

De lá para cá, sempre que era requisitado para alguma entrevista, palestra ou debate, sempre fazia questão de dizer que os jornalistas gaúchos tinham duas grandes dívidas para com a sociedade. Os resgates do sequestro dos uruguaios Lilian e Universindo e da história do Coojornal. Por isso, estou hoje de alma lavada. Primeiro, pelo livro do Luiz Claudio Cunha, e agora, pelo trabalho realizado pela Clô, Bicudo, Rafael, Vieira e Centeno.

Estes dois dias de apresentação e debates me emocionaram muito. Minhas filhas MARIANA E MARINA, estudantes de jornalismo e que não viveram aqueles tempos bicudos (desculpem!), também se emocionaram com o trabalho e ao ver que a imensa maioria das pessoas que circulavam pela exposição, que estavam no coquetel, que assistiram às apresentações do documentário e que participaram dos debates, conheciam o pai delas.

Por tudo isso, concluo também que fiz certo em permanecer em silêncio nestes dias. Só contemplando. E anotando. E de tudo que anotei, selecionei estas falas que transcrevo abaixo. Em homenagem, digamos assim, ao companheiro Osmar Trindade.

"O Coojornal noticiava o que a grande imprensa não divulgava. Eles não tratavam dos assuntos. Os temas continuam ai, mais pertinentes do que nunca, nos cobrando posições. Os nanicos (pequenos jornais de esquerda durante a ditadura militar) foram importantes no processo de redemocratização, na organização popular, na criação dos partidos, porque enfrentaram a censura. No final da década de 1970 eram 160 pequenos jornais que noticiavam o que a grande imprensa não publicava. Os grandes jornais não davam o que se passava no Brasil. Não é excesso de nostalgia, o tema (discussão sobre o trabalho da imprensa) continua mais pertinente do que nunca. A sociedade continua nos cobrando comportamento".

 "O maior crime contra a Coojornal não foram as prisões, foi a queima dos arquivos pela Justiça...
"Este debate é um resgate da memória histórica, mas o tema é da maior atualidade. Não há coisa mais urgente para se discutir do que a atuação da imprensa. O País fez uma opção forte, persistente, pela democracia, mas ela só se realiza com a organização e participação das pessoas. Há carência em todos os meios de informação, que informam com parcialidade ou manipulação. A crítica forte e séria é necessária, importante. Esses grupos que dominam a mídia brasileira não se dão conta da necessidade de informação diversificada para se poder entender o que está acontecendo...

"A população fez o controle silencioso da natalidade no País e reduziu em 50% os nascimentos sem que a imprensa se desse conta. Aconteceu a ascensão social de uma faixa enorme da população, dentro de um processo democrático de transferência de renda, com apoio da sociedade, sem que a mídia se desse conta. A informação não circula e a que circula é domesticada. Não falta interesse, mas falta liberdade no novo modelo que surgiu nas redações. É um modelo que está morto. Prevalece o jornalismo individual, acabaram-se as discussões nas redações, que davam o sentido do coletivo, do diversificado, no corpo das redações. Hoje as redações não percebem o que está acontecendo na sociedade. As redações de hoje têm pouca sensibilidade. As redações de hoje são dóceis, homogeneizadas e hierarquizadas...

"Eu assisto o Jornal Nacional não para ver as notícias, mas só para saber qual é a opinião da Globo, o que ela pensa. E como é velho o formato do Jornal Nacional. É uma coisa lá da década de 1970. Ai inventaram o Jornal Nacional no Ar. Então, se mandam lá para Girau (AL), mas chegam lá, fazem umas duas entrevistas, mostram algumas imagens e vão embora. Saem correndo para outra pauta, e nunca mais voltam lá. E nós ficamos sem saber o que aconteceu lá, pois eles não aprofundaram nada. É um jornalismo que não é pensado, é demandado de fora para dentro. Parece mais uma coluna social do poder.

"Há espaço para os jornalistas fazerem jornalismo...

"A autocensura é mais prejudicial que a censura...


"A imprensa se nega a discutir uma causa que é dela (a criação dos Conselhos de Comunicação Social). A imprensa é feita para discutir. Para a imprensa (as grandes empresas), ninguém pode se reunir e discutir nada que lhe diga respeito, que é taxado de censura. E os jornalistas que estão nas redações fazem ouvidos de mercador. Fazem de conta que nem é com eles. A boa informação, a informação de qualidade, é responsabilidade do profissional e não da empresa. Mas alguma coisa nova vai surgir. Pequenos projetos com uma nova linguagem...

"Há grande queda na venda dos jornais, mas não é só por causa da internet, não. Em parte pode ser, mas não é só por isso. Uma tecnologia não acaba com a outra. Ela desloca. Não vêm o disco de vinil? Ele está ai até hoje. Eu pego os grandes jornais e só olho as manchetes e jogo de lado. Eles não trazem nada de novo, nenhuma matéria interessante, com profundidade. Falam de tudo para todos, mas superficialmente. Aposto que ninguém sabe o que está sendo discutido no Novo Código Florestal, pois ninguém fez uma boa matéria sobre o que está sendo discutido. Hoje só se faz jornalismo declaratório. Vão lá e copiam a declaração de um deputado, de um ministro, de um político qualquer... São catadores de palavras (como disse certa vez lá em Brasília um motorista do ex-ministro da Fazenda Dilson Funaro)....

"Hoje, em Porto Alegre, tu consegues comprar os jornais de Rio e São Paulo em três ou quatro bancas. Só...

"Um repórter da Zero Hora conversou duas horas comigo, fez a matéria e o jornal não publicou (sobre o processo da mãe do ex-governador Germano Rigotto contra o Jornal Já). Um processo vergonhoso para o Rio Grande, que ninguém da imprensa noticiou".

"As agências são gerenciadoras de recursos dos clientes. E naquele tempo (da ditadura militar) era difícil mudar a cabeça dos clientes que recebiam pressão econômica (para não anunciar no Coojornal e para não trabalhar com a Coojornal)".

"Não fizemos o Coojornal para derrubar o regime, a ditadura...

O modelo de cooperativismo (para os jornalistas) não está esgotado...

A Unimed e a Cotrijui foram as únicas que seguraram a barra (que continuaram anunciando e trabalhando com a Coojornal)".

"Eu pedi que eles me dessem a orientação por escrito, pois a Unimed era uma cooperativa e eu tinha que levar para discutir com os associados (para não anunciar mais na Coojornal) e eles disseram que isso não podiam fazer. Me convocaram para depor. Fiquei lá duas horas e quando sai me advertiram que poderiam me chamar de novo. Eu disse que não tinha problema, pois o cafezinho deles era muito bom".

"Os jornais amanhecem vencidos, passados, velhos, não trazem nenhuma novidade, não aprofundam os temas, não instigam. Com a internet não se precisa mais deles. Em dez anos, perderam 47% de circulação e vendas. Hoje cada um tem o seu espaço de procurar notícias, de se informar pela internet. Você pode perder um noticiário da TV, mas chega em casa e vai lá e pode recuperá-lo nos arquivos da emissora".
Rafael GUIMARAENS e Clô BARCELLOS - Editores da LIBRETOS
"A imprensa de hoje não acompanha as lutas e as conquistas da sociedade. É uma imprensa horizontal, que não aprofunda nada. Não se faz mais matérias completas".
ANTONIO OLIVEIRA Jornalista Profissional DRT-RS 3430  - EXCLUSIVO para o SAITICA - fotos daniel de andrade simões

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Coisa estranha sô...Em Zagreb ou no carnaval de Veneza, corre-se também riscos...


Epicuro falou e alguém gravou: Os grandes navegadores devem sua  reputação aos temporais e tempestades. foto daniel de andrade simões

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Moçambique - Samora Machel por Graça Machel

Graça Machel ex-mulher de Samora Machel e atual companheira de Mandela - foto daniel de andrade simões
GRACA Machel, viúva do primeiro presidente de Moçambique independente, Samora Machel, defendeu terça-feira, em Maputo, a urgência de incluir a classe intelectual na concepção de políticas e na solução dos problemas que o país enfrenta.
Maputo, Quinta-Feira, 16 de Junho de 2011:: Notícias
Graça Machel, activista moçambicana e antiga ministra da Educação e Cultura, denunciou a marginalização dos intelectuais moçambicanos, que constituem uma capacidade que o país construiu ao longo dos últimos anos.
“Não há mecanismos de os fazer participar, na sua plenitude, na solução dos problemas do país, muito menos influenciarem as politicas e sentirem-se parte delas. É preciso reverter esta situação e dar oportunidade para que os intelectuais mostrem os seus conhecimentos”, defendeu.
Graça Machel fez estes pronunciamentos durante uma mesa redonda sobre a vida e obra de Samora Machel, no quadro das quartas jornadas científicas e tecnológicas de Moçambique que hoje encerram em Maputo.
Na ocasião, deu exemplo de Samora Machel na inclusão dos intelectuais na vida do país, sublinhando que aquele líder se fazia rodear de pessoas que tinham conhecimentos, sem qualquer complexo.
“Samora Machel não tinha muitas habilitações literárias. O seu mérito foi fazer-se rodear de pessoas altamente qualificadas. Ele não tinha complexos de se rodear de pessoas com mais conhecimentos”, frisou, acrescentado: “ele era um pensador estratégico”.
Graça Machel salientou que não é possível alcançar as batalhas ou desafios do século XXI sem colocar a educação em primeiro lugar.
Segundo a fonte, Samora Machel colocou a educação sempre em primeiro lugar. Nos primórdios da luta armada de libertação nacional havia consciência de que a educação é um pilar para o desenvolvimento e já se defendia o ideal de que “é preciso educar o homem para vencer a guerra e criar uma nova sociedade para desenvolver a pátria depois da independência”.
“Samora defendia que a ciência libertava o povo, por isso sempre houve programas de alfabetização nos campos e os poucos guerrilheiros que tinham experiência de docência formularam os fundamentos do Sistema Nacional de Educação que fosse genuinamente moçambicano e foram criados centros-piloto nas zonas libertadas”, explicou.
Graça Machel acrescentou que “a guerra tinha que ser dirigida e vencida pela ciência e que todos se vissem como iguais, por isso depois surgiu o ideal de fazer da escola uma base para o povo tomar o poder. Este princípio deixava claro que o objectivo não era só libertar o país do colonialismo, mas era preciso saber gerir o povo”.
Num outro desenvolvimento, Graça Machel disse que o desenvolvimento só se realiza quando baseado em condições exactas do povo.
“Adoptam-se teorias dos outros e esquecemos que só nos vamos transformar, atingir a prosperidade quando olharmos para a nossa realidade, as nossas condições sócio-culturais. Não podemos importar somente agendas políticas. Para que elas tenham impactos devem ser adequadas”, defendeu.
Enfatizou que Samora Machel não vai voltar e a forma de manter os seus ideais depende dos moçambicanos.
“Samora não vai voltar e para dar continuidade ao que ele defendia, tudo depende de nós. Moçambique precisa de pessoas que têm consciência da discriminação, da exclusão social e que rejeitem e se manifestem contra estas práticas e contra a imposição de políticas, para que possamos colocar Moçambique nos caris”, sublinhou.
Para tal, Graça Machel considera premente que Moçambique seja um Estado solidário, onde não se colocam os pobres de lado.
“As elites moçambicanas devem ter consciência de solidariedade nacional. Ninguém se pode sentir satisfeito e realizado quando há uma maioria a lutar pela sobrevivência”, rematou.

• AIM

quarta-feira, 15 de junho de 2011

San-hã - "Louvação do que deve ser louvado" - A Cara do Brasil

foto daniel de andrade simões

Arte nas ruas de Porto Alegre

Charles Busker
Zé Pintor - Rua da Praia - fotos daniel de andrade simões

Para gaúcho, Gaiteiro para nordestino, Sanfoneiro


terça-feira, 14 de junho de 2011

Cajueiro Baiano de Rio Real

foto e texto daniel de andrade simões
Cajueiro
Entre tantas flores pequenas
algumas
sobrevivem
outras despencam
visitadas por abelhas
Coisas
do verão
Todo ano
elas voltam para rever o tempo
Com o brotar das flores
vêm os frutos
amarelos
rosas
ou vermelhos
Em cada polpa
uma castanha
fruto flor
do sertão
O majestoso e encantador cajueiro

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Coojornal Encerramento com Debates - Fotos daniel de andrade simões

Clô, Alfredo Fedrizzi e Jorge Olavo Carvalho Leite

cooJornalistas Antonio, do comercial e homenageado Osmar Trindade

Lenora Vargas ... faria tudo de novo mas,  mudaria o mundo ...e assim foi...
uma grande expectativa pela sua provável "adentração triunfal" no recinto da exposição do coojornal. Isso ficou sem ocorrer... Lenora , como você maltrata o poLvo.





Companheiro blogueiro do http:/http://www.tijoladas.net//

Colegas jornalistas Simone, fotógrafos Ricardo Stricher e Marco Nedeff
Jornalistas Elmar Bones e Jorge Polidoro, um dos grandes artistas gráficos da Coojornal responsável por excelentes capas

Timão de jornalistas com alguns desfalques: à direita sem jogador, no centro alguns, à esquerda a maioria, no ataque, quase ninguém, goleiro não há, há vagas para mais candidatos.

Coojornal, links do passado conectados ao presente

por Silvia Marcuzzo * (silvia@econvicta.com.br)
Os tantos assuntos que foram levantados pelos “agitos” do lançamento da obra Coojornal – Um Jornal de Jornalistas sob o Regime Militar, são tão atuais, urgentes e talvez muito graves que os dos anos de chumbo do saudoso tablóide. O lançamento do projeto multimídia envolveu uma exposição de capas do periódico, um documentário, um site e uma publicação com 33 reportagens escolhidas a dedo entre as 78 edições do Coojornal. Um tablóide feito por uma cooperativa formada por jornalistas que arrebanhou prêmios, lutou pela sobrevivência e deixou muitos órfãos.
O trabalho foi organizado por protagonistas daquele momento histórico: Rafael Guimaraens, o Rafinha, principal autor da Editora Libretos; Elmar Bones, vulgo Bicudo, um jornalista que JÁmais se entrega às injustiças desencadeadas pelo fazer jornalístico; e Ayrton Centeno, ex-correspondente de muitos anos do Estadão em Porto Alegre (ainda dos tempos das sucursais).
Para quem se interessa por jornalismo, difusão de informações etc, o encontro de titãs da época em que a busca pela notícia era feita olho no olho representou uma sacolejada em quem se importa com a qualidade e a quantidade de informações relevantes. E uma das questões que todos deixaram claro é que a força motriz do trabalho era a realização pessoal de profissionais que queriam trazer à tona questões importantes para a coletividade. O revolucionário jornal, que chegou a ter uma tiragem de 33 mil exemplares, foi emblemático por vários motivos.
Entretanto, o mar de poltronas do Dante Barone, denotou que algo errado está pairando. Não só naquele momento.
A passividade deve estar assombrando as almas dos tantos conterrâneos que outrora entoaram com orgulho o “sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”, do Hino Riograndense. No evento, as cabeças brancas e as de cabelo ralo predominavam. E um público menor ainda permaneceu no teatro até o final do vídeo com uma hora de duração e das apresentações recheadas de nostálgicos “flashbacks”. Será culpa da sexta-feira gelada e escura?
À mesa, personagens da história do Jornalismo nacional que ainda tem muita poeira que levantar (eles têm quilometragem rodada, mas são semi-novos, com motores recauchutados): Bones, uma espécime rara a ser estudada pela academia, tem um fôlego incansável, mesmo sob os constantes açoites dos quais vem se defendendo; Jorge Polydoro, um arquiteto, talvez o único diagramador dono de empresa jornalística que esses pagos tenham visto, proprietário da Plural, editora das revistas Amanhã e Aplauso; José Antonio Vieira da Cunha, empresário da área “publijornalística”, Vieirinha, cujo sangue das rotativas vem de família e que edita talvez o veículo mais lido pelos colegas, o portal Coletiva.net; Centeno e Rafa, que não abandonam até hoje “a dor e a delícia” de serem repórteres.
Além de algumas expressões da comunicação, eles deram um show, arrancaram risadas, lágrimas e deixaram as almas sensíveis que ainda se importam com o rumo das configurações de coração apertado. Tão emocionante, com tanta substância, com links do passado completamente conectados ao presente, que me incomodaram de tal forma, que inúmeros questionamentos desabrocharam sem parar.
E o futuro? Atrás de mim vi apenas DOIS estudantes de Jornalismo naquele imenso Dante Barone, amplo anfiteatro da Assembleia Legislativa gaúcha, acompanhando aquele espetáculo. A editora Clô Barcellos acrescentou que apenas 20, dos 300 certificados providenciados, foram pedidos por estudantes. Sem falar que não vi qualquer colega de veículo. Nenhum professor universitário (ou melhor, vi o ex-vice governador Antônio Hohlfedt, que saiu na metade). E para não dizer que não encontrei representantes de movimentos sociais, vi o Celso Marques, que durante anos foi presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan).
Não me contive e fui obrigada a indagar para aquela mesa coomultifacetada algumas das minhas inquietações diante da nossa realidade de informações pasteurizadas, mantidas por um jornalismo “declaratório”, como bem conceituou Bones. Onde anda o tesão pelo fazer, pela entrevista, pelo contato olho no olho? Quais universidades dão a real sobre o mercado? Parece que o IPA dá noções de empreendedorismo, mas e as outras? A ousadia de colocar em prática os sonhos, em vez de ser mais um que tem como destino a carteira assinada em alguma assessoria ou redação é algo bem difícil. Talvez por isso tanta gente acabe abandonando a profissão?
Bones soltou o verbo. E comentou muitas coisas que me fizeram e ainda farão refletir por um bom tempo. Para ele, essa profusão de blogs, de indivíduos que relatam as coisas sob sua ótica não tem o mesmo peso de uma reportagem, de um material publicado com o aval de um corpo de redação. Bones salientou uma questão nevrálgica para nós jornalistas. A responsabilidade da qualidade do trabalho é do jornalista e não do veículo onde ele atua.
Participações importantes temperaram a discussão. Alfredo Fedrizzi, presidente da TVE e FM Cultura nos meus tempos de estágio na gloriosa rádio FM Cultura e TVE, confessou que deixou de dar aula na graduação porque a cada ano o nível dos alunos piorava. E o melhor assessor de imprensa com quem já tive contato na vida (nos meus tempos de repórter do Correio do Povo), o Jorge Olavo Carvalho Leite, também cria do Coojornal, acrescentou meandros de histórias do Bicudo e sua trupe.
Vieirinha, que acompanha por tabela tudo que se passa nas “entradas e saídas” das salas de criação de agências e das redações de jornais, fez questão de deixar claro que o Coojornal foi resultado de planejamento e de estudos desde um ano antes de sair o primeiro exemplar, em 1974. Centeno convidou a todos para conferirem o acervo do Museu Hipólito José da Costa. Lá é imprescindível deixar os olhos e o coração abertos à proposta editorial da Folha da Manhã, extremamente atual e moderna.
Jamais conseguiria colocar aqui tudo que me tocou naquela noite. Mas alguma coisa me disse que apesar da ditadura, das dívidas, das máquinas aprendidas, dos imóveis perdidos (o coitadinho do meu professor Antoninho Gonzales uma vez me contou que perdeu um apartamento por causa da Coojornal), enfim dos rumos daquele empreendimento, é que os jovens idealistas daquela época eram bem mais plenos, recheados de aventura, do que os de hoje.
Se os de 40 tiveram seus “heróis mortos por overdose”, como lembrou o poeta Cazuza, os de 20, 30 anos, tiveram sua infância animada pela Xuxa. Será que isso contribuiu para tantos jovens estarem mais engajados à procura de um emprego “hora bunda” e com tarefas que possam ser resolvidas pelo Google do que com a qualidade da sua existência?
Enfim, o encontro largou várias pulgas que foram parar atrás da minha orelha. Tantas amigas já abandonaram a profissão por falta de perspectiva, tanta pauta explodindo nas esquinas, tanta informação relevante ignorada... Imediatamente já comecei a viajar em possibilidades, uma nova cooperativa (e o representante da Sicredi esteve lá dizendo que o caso do Coojornal precisa ser estudado, tem futuro)? E se todo mundo tivesse sua PJ?... E se um novo veículo surgisse, para que os experientes mostrassem um pouco do que sabem para os focas (desde que eles estejam no cio da busca pela notícia)? E os nomes?? Já me vieram vários... ACOOnteceJá, COOnline (esse foi citado pelo Polydoro), InCOOnformado, COOportal, ACOOrda RS, sei lá. Espero que toda essa viagem, minha e dos protagonistas da história do jornalismo não fique só no desabafo. Mas e será que alguém tem tempo hoje para se preocupar com isso?
 Silvia Marcuzzo é jornalista.




sábado, 11 de junho de 2011

Lançamento da Publicação sobre a Coojornal - Cooperativa dos Jornalistas do Rio Grande do Sul - fotos daniel de andrade simões

cooJornalistas presos durante a ditadura por divulgar verdades - Rafael Guimaraens, Elmar Bones, Rosvita e Osmar Trindade
A alegria pelo resgate da história publicado no livro sobre a Cooperativa - Vieira da Cunha ex-presidente da Coojornal
Fotógrafo coojornalista Luiz Eduardo Achutti  e Paulo de Tarso Riccordi. No cooJornal a fotografia era a prova cabal da autenticidade das reportagens. Tínhamos como retratistas que: "correr da cobra e fazer a foto". Achutti, foi amigo e parceiro na cooperativa, hoje irmão e camarada, atualmente doutor e professor da UFRGS. Fotografa e participa da vida cultural do Brasil.
Ser fotógrafo da Coojornal era colocar a fotografia no lugar do fuzil, era lutar contra as Ditaduras Civil e Militar na América Latina. Era  fazer parceria com a cultura com a literatura, música, com as mutações, com os mutantes, Caetano, Gil, Chico Buarque, Nei Lisboa, Raul Seixas, Rita Lee, Elis, Bob Marley, Marighela, Gandhi, Lenon, enfim, era encarar a vida de frente, era  correr grande risco em  ser preso, torturado e morto. O cooJornal com sua equipe de cartunistas, diagramadores, fotógrafos, ilustradores, arte-finalistas, motoristas, poetas, cozinheira dona Leocádia, com pouca grana, sabotado, pelo regime, resistiu até 1983. Foi morto por Divulgar Verdades. Vivemos mesmo assim, bons momentos das nossas vidas.  Essa liberdade atual é fruto também destas lutas.
Hoje até parece que temos uma imprensa livre, gaga, monótona, enfim ... por favor, completem. 
daniel de andrade simões - fotógrafo coojornalista

Antonio Oliveira Coojornalista ex-vice presidente da Coojornal, sua companheira Tereza e sua filha jornalista Mariana
A expectativa era tanta que alguns jornalistas folheavam a publicação no escuro
Elmar Bones cooJornalista, intelectual de respeito e prestígio, atual editor do JÁ e o fotógrafo Ricardo Stricher
Jornalista Polaca e simpáticas ativistas alegres comemorando a luta e a publicação
Jair Krischke ativista Presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos - Camarada sempre ao lado dos que lutam por justiça, com ele não há tempo crespo, é de fé irmão e camarada dos jornalistas
O competente e solidário jornalista André Pereira com filha companheira Camila 

A juventude prestigiando o evento

Laura Wodtke Carvalho, continuadora das verdades
...Majane Silveira, jovem ilustradora, José Daniel Craidy Simões, arquiteto e o companheiro advogado da Coojornal Marco Tulio De Rose
A jovem e importante presença da juventude
Vera Spolidoro Secretária de Comunicação do Governo Tarso, Liliane Froemming e o companheiro Deputado Raul Pont, a blogueira historiadora Stella Petrasi, jornalista Andréa Zilio representante do Acre
... extraordinária fotógrafa coojornalista Jacqueline Joner e companheiro de lutas Carlos Carvalho criador do FestFotoPoa

Fotógrafo amigo e companheiro Marco Couto

O Cabra conterrâneo Ricardo - RAAS - advogado e estudante de Comunicação
Fotógrafo querido Nico Steves (esquerda) representando também o coojornalista amigo Manoel Canabarro

O eclético companheiro e amigo da cooJornal, Enio Lindenbaum. Parceiro do Raul Seixas, empresário, ator, intelectual, com uma singela característica, ser amigo do Professor Pablo Fabian.
...Representante da alegria e simpatia e descontração, presente!
A nova geração de ilustradoras, Majane Silveira
Fotógrafos Silvio Sirângelo, Achutti, o cantor e compositor ativista Raul Elwangler
Paulo e sua família,  ex-produtor da Coojornal
Presença marcante de intelectuais gaúchos
Bolívar ou BoLivro, companheiro  vendedor de conhecimentos, uma de suas qualidades era, confiar em fotógrafos sem grana e vender livros fiado, mesmo um deles sendo baiano.




  Ativistas ecologistas, entre eles Caio Lustosa

cooJornalistas Airton Centeno (com meu chapéu) e Jorge Gallina artista gráfico, participou da criação do Coojornal e Folha do Amapá com Elson Martins e Osmar Trindade
A descontração simpática do Trio Iraquitan
A importante presença de intelectuais do Movimento Negro

Professora Stella Petrasi, jornalista amiga do Osmar Trindade na Folha do Amapá, Andréa Zilio e ex-vice presidente da Coojornal e ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Antonio Oliveira
Amiga da Coojornal
Editora da Libretos Clô Barcellos, Antonio Oliveira e Achutti relembrando o que viram ...faço minhas as palavras do colega fotógrafo.
   Cartunista do cooJornal Santiago, jornalista Elmar Bones (Bicudo) e sua companheira jornalista Patricia Marini
Representante do "Fome Nunca Mais e do Moacir", mendigo da cooJornal. Sem a presença deste senhor, portador do passaporte Sem Fronteira, vernissage sem ele, não faz sucesso.
Presença, jovem, simpática e valiosa do roqueiro paulista do Cólera.
fotos daniel de andrade simões

Saiticar

política Moçambique da série: para não esquecer 68 Rio Real mia couto Mario Quintana Porto Alegre cultura rio real bahia Itapeva cooJornal poesia Paris Professor Lutzenberger da série: Navegar meio ambiente Cultura - Ariano Suassuna Flores da Mata Atlântica Jair Krischke Pedro Simon Pinguim - Itapeva - RS Quem Samba Fica por Rui Patterson Ulisses Guimarães jornalismo Bonfim Porto Alegre Dinamarca - Tempo de Resistência por Leopoldo Paulino Feira do Livro - Mario Quintana Ferrovia Rio Real Frelimo Gaúcho Itapeva - RS Jaime Cardoso - poeta João Barbeiro Mia Couto ... Movimento de Justiça e Direitos Humanos Moçambique - campo de reeducação da Frelimo Nemésio Garcia Operação Condor Poesia LCMB Rua da Praia Sarney Tobias Barreto - Sergipe cartunistas na feira do livro cineasta direitos humanos família simões feira do livro de porto alegre fotofalante fotos daniel de andrade simões henrique simões do prado homem banda licinio azevedo luiz carlos maia bittencourt salvador "olha o sol" rui patterson e sarno 25 - Fim do Salazarismo ... 25 de abril em Portugal 3 Pinturas de leinad seomis 30 anos de stella e daniel - casamento 5º Encontro Latinoamericano pela Memória A Liga na Lagoa do Peri - Santa Catarina. Nadadores do Circuito Mercosul A Luz do Luar por Mia Couto A Volta dos Caras Pintadas - fotos daniel de andrade simões A jaca e o Joca A passagem de Marte e o mijo do bode Abrindo os porões da ditadura - Eduardo Bacuri Abstrasomos Abstrasomos do Gueto por daniel de aandrade simões Acre Acre e Mia Couto Acre jornalistas mulheres Africa Alceu Valença e Rui Patterson Alforria do PORRA Amapa - Janete Amapá Amapá - Capi Governador Amapá - Família Lucas Barreto Amapá - Planeta Água - fotos daniel de andrade simões. Amapá - Sarney Amapá - terras indígenas Amapá ... Randolphe Frederich Amapá FotoFalante Amapá Hotel - Brasil Amapá Janete e Lica Amapá em ReVista Amaury Kruel e o golpe de 1964 Ana Amélia Lemos Ana Craidy Simões grávida Ana e Henrique Anarquismo 15 anos Anarquismo e governos Andre foster Anistia por José Côrtes Rolemberg Filho Antonin Artaud Antonio Carrasqueira - Paris Antonio Prado - RS Argentina e Uruguai. Onde a Esperança de Refugiou Armas Químicas...por Rui Patterson Arruda Câmara Arte nas ruas Arte nos muros de porto Alegre RS Artemanha - Brasil Artemanha por daniel de andrade simões Artesanato guarany nas ruas de Porto Alegre - RS Artur Calasans Rio Real Bahia Asilo - por Rui Patterson Ba. foto daniel de andrade simões Ba. fotos daniel de andrade simões Badalação em S.João Del Rei Bahia - Zezito e Artur Calasans Bahia e Inter Bahia ou Sergipe Bailique floresta amapá Baixinho e o Saitica Bakunin Bakunin com a Palavra Banho de Lua em Rio Real Bahia Barriga é barriga por Arnaldo Jabor Barão de Rio Real Bahia Beatriz Bandeira Bebidas brasileiras Bebês zumbis - fotos daniel de andrade simões Bento XVI -Apenas insolente ... ou senil? Bicicletas em Moçambique Bob Marley em Rio Real Bolo Bolo Brasil Brasil Carinhoso Brasil Fome Zero Educação Dez Brasil e o grão de feijão Brasil paraiso da terceirização do serviço público Brasileiras do Amapá Brique Brique da Redenção Porto Alegre - RS Brasil Brique da Redenção de Porto Alegre-RS Brique de Porto Alegre-RS Brizola Brizola e sua luta pela legalidade no Brasil Caetano Veloso - Bahia Brasil Caetano Veloso - O Leãozinho Calasans Rio Real Bahia Capi Senador do Amapá Capitalismo em Crise? E o Comunismo ? Caravana da Anistia Porto Alegre - RS Brasil Caravana da Anistia de volta a Porto Aalegre em 2012 Carlos Apple e Pedro Simon Carlos Eduardo Caaramez Carlos Eduardo Caramez Carmem Maria Craidy - exílio Carnaval em salvador por Rui Patterson Carneiro ex-secretário de Lutzemberger Casas Floridas Cavalgada do RS Cavalgando nas praias do Rio Grande do Sul Caymi e Jorge Amado - carta Cebola - por Luiz Clemente Celso Amorim - Ministro da Defesa Cerâmica de Rio Real bahia Brasil Chapada do Vagalume - boi da cara preta Chico Buarque Chico Buarque em Porto Alegre Chile Chile - o clandestino reginaldo faria leite Chão de Luar - foto daniel de andrade simões Chê Guevara Cineasta Licinio Azevedo Cocos de Rio Real Bahia Brasil Colaboração do Jacques Coleiras cangas e guizos por rui patterson Colégio Estadual Stiep Carlos Marighella em Salvador - foto daniel de andrade simões Colônia de São Pedro - RS Comissão da verdade por Rui Patterson Comício da Central do Brasil e Golpe de 1964 por Tânia Miranda Conjunção Construção das Ruínas por Carlos Eduardo Caramez CooJornalistas - Rio Grande do Sul - Brasil Coojornal - Eduardo Bueno Coojornal - Manuel Canabarro Coojornal Elmar Bones Coojornal Jair Krischke Coojornal RGS Coojornal lançamento da publicação sobre o Coojornal - Rio Grande do Sul Brasil Coojornal por ANTONIO OLIVEIRA Corruptos por Paulo Motta Corrupçao nos Trilhos Cozimento da Rã Crianças do Brasil Crianças do Paraíso - Itapeva Crianças do paraíso Crianças e adultos do Paraíso Terra fotos daniel de andrade simões Crise do capitalismo e o mundo do trabalho Crônicas do Barracão por Manoel Moacir Costa Macêdo Da série Damário DACRUZ - poeta baiano Danaiel de Andrade Simões e Rui Patterson Dani Carlos Dani Carlos - Porto Alegre RS Daniel Daniel Aarão Reis Daniel e Capi Danielle Mitarrand Darcy Ribeiro e a raça brasileira De Volta por Wilson Barbosa Dedé Ferlauto - Brasil - RS Defensoria pública e o direito à família por Tânia Miranda Democracia e bajulação Deputados baianos cassados em 1964 pelo golpe civil-militar Despacho Deus e Mia Couto Dia da Consciência Negra Dia do Touro Sentado por Elson Martins do Acre Dia do Trabalhador Dia do Trabalhador Brasil Dia do Trabalhador. Esse tal de primeiro de maio... Dia internacional da Mulher por Tânia Miranda Diga-me Lá por Wilson Barbosa Dilma Rousseff - Presidente Diretas Já... Ditador Figueiredo - Brasil Ditadura Civil MIlitar Ditadura Militar Brasil - Nemésio Garcia Ditadura Militar: Uma Incômoda Memória por Tânia Miranda Ditadura brasileira por Zé Dirceu Ditadura e Democracia por Tânia Miranda Do silêncio Cúmplice...por Tânia Miranda Dom Hélder Câmara Don Helder Dona Zefa Edu Ká Elmar Bones - Editor do Já Elmar Bones - O Caso do Jornal JA Elmar Bones e o Já Elson Martins Elson Martins - Amapá Brasil Em Busca da Verdade por Tânia Miranda Em política Embaixatriz Marina Wodtke Emir Sader Encontro Latinoamericano sobre Memória Encontro das Pedras do Forum Social Mundial Encruzilhada Natalino Era Uma Vez ... Uma Ditadura por Tânia Miranda Estacionamento selvagem Estradas Iluminadas Europa e suas filhas por Frei Betto Ex-presos políticos:Daniel e Sarno Exilio daniel de andrade simões Exposição sobre a ditadura militar e civil organizada pelo MJDH Exposição sobre as Ditaduras no Brasil Exílio Bélgica Exílio em Paris Diogenes Arruda Camara e Carmen Maria Craidy Falando de Armas e de Flores por Tânia Miranda Falecimento de Maria Barbosa de Andrade - Mariita de Rio Real Família Buscapé Favela da Maré Feira de Rio Real - Bahia Feira do Livro de Porto Alegre -RS Feira do Livro de Porto Alegre e Mario Quintana Fernando e Daniela Silva Ferrovia da leste Ferrovia de Rio Real - Esparando Godot Ferrovia de Rio Real Bahia Brasil Ferrovias Ferrovias de Sarney a Dilma Ferrovias do Brasil Ferré e seu grupo Cem Modos - Coojornal Festival de Cinema de Gramado Filosofadas de Leinad Fim da Ditadura - 30 Anos - fotos daniel de andrade simões Fim de Linha Fim do Mundo Flavio Tavares Formação da cidade de Rio Real FotoFalante - Rio Real Fotógrafo Achutti - RS Brasil Fotógrafo Achutti - UFRGS - RS Brasil Fotógrafo Ricardo Stricher lança livro sobre Porto Alegre Fotógrafos Lambe Lambe Francisco Fanhais-cantor português Frei Tito por Tânia Miranda Futebol Falcão - RS Brasil Futebol de Batom - Luiz Coronel Futebol de Rio Real Bahia Gabriel Bacco - Bento Gonçalves - RS Brasil Garotos da Rua General Labatut por Ubiratan e Rui Patterson Gente abandonada Getulio Getulio Vargas Gilberto Gil Golbery: benfeitor em Rio Grande Graciliano Ramos - Baleia Graúna do Henfil nas praias do sul Gre-Nal 2011 GreNal Greve da Caldas Jr. RS Brasil Greve dos Professores Greve dos professores baianos Grito - Livro sobre a ditadura do RS Grota de Angicos - foto daniel de andrade simões Grupo Leica 1 Guaranis - Porto Alegre - RS Brasil Guerra Nazista contra a humanidade Gueven Brito HPSP - Loucos pela Vida Henfil Henrique e Ana Henrique filho de Ana e João Herois da Resistência Francesa Hiléia - Matas e Florestas História Hugo Chavez Humanidade - Vida Louca Vida Breve... III Fórum do pensamento Crítico III Fórum do pensamento Crítico - fotos daniel de andrade simões Ilha do Presídio ou Ilha das Pedras em Porto Alegre Indios Iris Rezende Isadora Patterson advogada Itamar Franco e Olivio Dutra Itapeva - André Itapeva - RS -Terminal turístico abandonado Itapeva - Torres Itapeva - Torres - Rs Itapicuru Bahia Itati - RS - Chapada do Vagalume Itati - Vagalume Itati RS chapada do vagalume Iuri Bittencourt Ivanir Bortot Jair Krischke - Ativista dos Direitos Humanos Jair Krischke - DIREITOS humanos Jair Krischke por Luiz de Miranda Jobim por Luiz Claudio Cunha Jornais Varadouro e Coojornal - Elson Martins Jornalista Correa Neto e Capiberibe Josephina Nayr Da Poian Petrasi José Lutzemberger e Caio Lustosa - Brasil José de Sousa SARAMAGO vive JotaVê de Rio Real João Figueiredo - O último ditador João Ubaldo Ribeiro João Ubaldo Ribeiro e o Sorriso do Lagarto Juarez da Maia Juarez e Jaguar em Bento Gonçalves Kok Nam - fotógrafo moçambicano LUARES fotos Daniel de andrade simões. SEM QUEIXAS por nilsonsouza@gmail.com La Novena por Wilson Barbosa La Novena por Wilson Barbosa - Negus La Novena por Wilson Barbosa - sobre sua prisão no Uruguai Lambe Lambe Lampião Las Manos por daniel de andrade simões Laura Patterson Lauro Hampe Da Poian Legitimação por Luiz Carlos Maia Bittencourt Lei da Anistia por Tânia Miranda Lembrando Allende por Tânia Miranda Lembrando Teotônio Vilela Leonel de Moura Brizola - chegada do exílio Leopoldo Paulino - Tempo de Resistência Leopoldo Paulino autor de Tempo de Resistência Leopoldo Paulino e Travassos ex-presidente da UNE Leopoldo Paulino lembra os valorosos companheiros: Luís Travassos Liberação de papéis da ditadura Liberação por Mario Quintana Libretos Lica Licinio Azevedo Moçambique Limão previne e cura muitos males Luar e o tempo de Rio Real Luar em Itapeva - RS Lucia Bittencourt Lucia Ribeiro Bittencourt para Oderfla Almeida Luciana Genro PSOL Luis Cláudio Cunha e o Sequestro dos Uruguaios Luiz Claudio Cunha Luiz Claudio Cunha e SCALCO - Brasil Luiz Eduardo ACHUTTI - ufrgs Lula Lula - Amapá Brasil Lula Herrar é o mano Líbano MOÇAMBIQUE - VÍTIMA MST - terra para quem nela trabalha Macapá Macapá e o Progresso Maconha no Uruguay Maiane mãe de Heloisa de Rio Real - Sergipe Malangatana - moçambique Manifestações e Vandalismo por Rui Patterson Mano Caetano foto daniel de andrade simões Manoel Lima de Matos Mar do Sul Itapeva RS Mar do Sul e o pinguim Marcas da Memória em Porto Alegre - RS Marighella - Centenário Marighella Carlos Marighella o Santo Guerreiro de Glauber Rocha Marimbondos de Fogo Marina e eudindo Mario Pirata - Poeta RS Brasil Mario Quintana - A companheira Mario Quintana - A preguiça e a roda Mario Quintana - Do Homo Sapiens Mario Quintana - Rua dos Cataventos Mario Quintana - assombração na feira do livro de Porto Alegre Mario Quintana - foto daniel de andrade simões Mario Quintana e Alceu Valença Mario Quintana e Henfil Mario Quintana por Érico Veríssimo Mariza e João VIctor Massa Crítica Ciclovias Brasil Maurício Saraiva e Arnaldo Bertone May be man por Mia Couto Memorial às vítimas baianas da ditadura por Rui Patterson Memória Memória Visual da Ditadura civil-militar no RS Memória de um ex-guerrilheiro - Quem Samba Fica... Memórias de uma guerra suja e a participação da grande imprensa no apoio à ditadura Merendar poemas na feira do livro de POA Meu amigo e do Dr. Artur Calasans Meu primo urubu Zebedeu Mia Couto - Escritor Moçambicano Mia Couto - Moçambique - A Varanda do Frangipani Mia Couto - O Outro Pé da Sereia Mia Couto - fotos daniel de andrade simões Mia Couto Moçambique Brasil Mia Couto e daniel de andrade Mia Couto e o Prêmio Camões Mia Couto em Rio Real Sergipe Mia Couto em: Fronteiras do Pensamento Mia Couto na Feira do Livro de Porto Alegre Mia Couto é o vencedor do Prêmio Camões Militantes de 1968 Minha Casa Minha Dívida Miragem Miséria na Maioridade - Brasil Miséria no Brasil Monotonia por mario quintana Monumento a José Lutzenberger Monumento ao Sargento Raimundo - O mãos amarradas Monumento ao Sargento do Exército Manoel Raymundo Soares Moreira Franco e Brizola Morre Universindo Díaz Morte ao mosquito da dengue Morte aos automóveis - Brasil Morte de José Ibrahim Moçambique - Diplomacia por José Luis Cabaço Moçambique - Mia Couto Moçambique - Os melhores anos de nossas vidas - por Desirée de Lemos Azevedo Moçambique - Poesia LCMB Moçambique - Rita Patela Moçambique - guerrilheira ferida Moçambique - jovem continuadora Moçambique Coojornal Moçambique e Brasil - fotos daniel de andrade simões Moçambique e a Fotografia Moçambique e os cooperantes brasileiros Moçambique funeral do Samora Machel Moçambique luiz lemos Moçambique- cadêVocê- goeses da Catembe Mudança - por Wilson do Nascimento Barbosa Mulheres que lutam - Clara Alain Mulheres que resolvem Rio Real Bahia Murilo Salles em Moçambique Muros - Paris e Alagoas Muros Dedé Ferlauto Mário Quintana e o Ano Novo Mães do mundo Nei Lisboa Nei Lisboa - músico gaúcho - RS Brasil Nemésio Garcia e Rui Patterson Nerivaldo ferreira - cineasta de Rio Real Sergipe Noite Escura por Carlos Heitor Cony Nosotros Não Calo Não a Transposição do Rio São Francisco - texto: Valver Carvalho. foto daniel de andrade simões Não a Transposição do São Francisco. fotos stella petrasi e daniel de andrade simões. O Sorriso do Cavalo O Tempo por José Antônio Oliveira de Resende O guizo e o gato por Rui Patterson O guri descolado da bice O sonho comandando a vida Obama Go Home Ordem Progresso e Côco Orlando Miranda poe Emiliano José Os deserdados Os fradins Cumprido e Baixim Os gabolas por Flávio Tavares Os guaranis - Brasil Os medonhos do trio dance Os novos caras-pintadas em apoio aos índios guarani-kaiowá Oscar Niemeyer arquiteto e comunista Osmar Trindade por Antonio Oliveira - Coojornal PCP PCdoB - 89 anos PCdoB Aldo Rebelo PEC 215 - Projeto de exterinio das nações indígenas brasileira PEC do Diploma PMDB PORRA PORRA em Rio Real Sergipe PORRA por Nemésio Garcia Pablo Patterson no Quem Samba Fica... Papa Ratzinger Paraguai por Tânia Miranda Paris Foto Falante - Cândido Paris França Paris baguete Paris e os brasileiros estudantes em 1975 Parque da Redenção - Porto Alegre - RS Brasil Pasquim na Prisão em Salvador Paulo Motta por Gilnei Lima Pe. Renzo por frei Betto Pelo direito de ser criança - Tânia Miranda Pensageiro Frequente por Mia Couto Petrasi e sarmento leite - RS Brasil Pica pau e o fim de linha Pilar e Marina Pindoba Futebol Clube de Rio Real Planeta Terra e o Consumismo Planeta Água Poesia WB Poesia WB - Indio Poesias Poeta Jaime Cardoso Poeta Wilson Barbosa - Brasil Poeta e jornalista Luiz Carlos Maia Bittencourt Poetas Wilson Barbosa e Jaime Cardoso Políticos fichas sujas População indígena brasileira Porco Espinho e o Dragão Porra - Rui em campana esperando Godot Porra - refundação em bordados de tauá das ceramistas de Rio Real Porto Alegre - Jair Soares Porto Alegre por daniel de andrade simões Portugal Portugal Lisboa Revolução dos Cravos 1975 Portugal e Moçambique Português de Moçambique Premio Tucuju de Ouro para fotografia de Daniel de Andrade Simões. Presidente Jair Krischke Presídio de Frei Caneca - RJ Prisão e escracho para os torturadores e assassinos da ditadura no Brasil Proposta de Emenda a Constituição Federal Prólogo para Carlos Marighella por Wilson Barbosa - Negus Pátria por Wilson Barbosa - Negus Pérolas dos vestibulandos baianos por Tânia Miranda Pérolas dos vestibulandos baianos. Alunos da prof. Tânia Miranda Quebrando o sigilo eterno por Tãnia Miranda Quem Samba Fica - por Tânia Miranda Quem Samba Fica ... Quem sambia fica...Memórias de um ex-guerrilheiro Rui Patterson Quem tem medo da Comissão da Verdade Quilombolas e as armas da Marinha por Tânia Miranda RS RS - fotos daniel de andrade simões Rafael Guimaraens Rafton Raimundo Pereira Raul Morales recomenda a leitura de Quem Samba Fica ... Raul Moralles Reflexo - revista criada por exilados Reflexo da cultura brasileira no exílio 1978 - Suécia Reflexões sobre Marx por Carmem Craidy Reinaldo Melo Reinaldo de Melo Renzo por Emiliano José Reparações para os anistiados Restauração do Araújo Viana e o poeta Carlos Caramez Retalhos da História Retalhos e Caminhos por daniel de andrade simões. Retrilhar com Dilma Rousseff Retrilhar em Rio Real RetroVisão no brique de porto Alegre-RS Rio Grande do Sul - Torres Itapeva Rio Real - A cajueira foto daniel de andrade simões Rio Real - Bahia - Brasil Rio Real - Bahia Brasil Rio Real - Cultura nas Escolas Rio Real - Retrilhar Rio Real Bahia - Origem Rio Real Bahia Antonio Pedro de Santinha Rio Real Bahia Francisco Moreira Simões Rio Real Bahia e Mia Couto Rio Real Brasil e Maputo Moçambique Rio Real e Jorge Amado nas Escolas Rio Real e a Ferrovia Trem Jégue Rio Real e a literatura brasileira nas escolas Rio Real e o Trem Bala Rio Real por Cosme Oliveira Rio Real por Euler Pereira Rio Real um paraíso de esgôto a céu aberto e lixo Rita LEE para Amy WineHouse Roberto Silva Rodovias brasileiras via sem saída Rua da Praia POA foto daniel de andrade simões Rui Patterson Rui Patterson - O Farejador Navegante Rui Patterson - Quem Samba Fica Rui Patterson e Carlos Sarno Rui Patterson e Leopoldo Paulino Rui Patterson e Marighella no Quem Samba Fica... Rui Patterson e Sarno Rui Patterson e o Quem Samba Fica ... Rui Patterson e seu pé quebrado Rui Patterson em Quem Samba Fica ... Rui Patterson o Gastador ... Rui Patterson sobre daniel de andrade simões Rui Pinto Patterson Rui Pinto Patterson - Bahia Brasil Rui e Margô. Quartel do Barbalho SOS democracia Saitica Saitica por Gilnei Lima Sala de Aula - Moçambique Salvador. Salvador. Ocupação siimbólica do Quartel do barbalho Samora Machel Samora Machel - estadista africano Samora por Graça Machel Moçambique Sanfoneiro ou gaiteiro - Brasil Sanhã - india waiãpi - amapá- brasil Santo marido Sarno e Nemésio Garcia Se fores preso...lembra Rui Patterson Se. Seca por Luiz Carlos Maia Bittencourt Sequelas da Ditadura por Tânia Miranda Sergipe Sergius Gonzaga Simon e... Simplesmente Josué de Rio Real Sergipe Sobre a ditadura militar e civil no Brasil Soneto Póstumo - Mario Quintana Sonhando um Pesadelo por daniel de andrade simões Sr. Carneiro Sr. Modeste Shwarstein Simões Stella Sueli e Raimundo casam em Rio Real Sergipe São Paulo e RS Brasil Série Crianças do Paraíso TUPAMARO Henry Engler Taís e Fabiane Teatro Davi Camargo - recordista em apresentações Teatrólogo Sarno - O primeiro a queimar em Salvador a bandeira americana Tempo de Resistêcia - Leopoldo Paulino Tempo de Resistência de Leopoldo Paulino (Jaiminho) na Décima Edição Teotônio Vilela Teotônio Vilela e Pedro Simon Terminal Turístico de Torres Terminal turístico Torres RS Terra para quem nela trabalha por Tânia Miranda Theodomiro dos Santos Torres - corruptos Torres- Pesca Torturadores e assassinos da DITADURA no Brasil Travessia 2012 da Ilha dos Lobos - Torres Trotzki e a Presidente Dilma Tânia Miranda Ubiratan Castro de Araújo Ubiratan Castro de Araújo por Emiliano José Ubiratan Castro de Araújo por Rui Patterson Ulisses Guimarães - Brasil Ulisses Guimarães na rua da Praia e outros Ungaretti - O Cara Urubu Zebedeu - Rio Real Bahia Vaca de Rio Real - Bahia Valdir Pires Vendedor de pinta silva Veneza do Norte?...Tá Verdade e Justiça - Compromisso de Porto Alegre Viragem - por wilson barbosa Virgulino Ferreira - Lampião Vítimas e Algozes por Rui Patterson Xico Stokinger Yasser Arafat Yuri Carlton campeão de artes marciais e advogado Zé Cacheado de Rio Real amapá capiberibe ana craidy simões e jacques anarquista - rui patterson anjo Gabriel por daniel de andrade simões antinoMia antropologia coca cola artesanato artur bispo do rosário artur bispo dorosário bajulador e puxa saco bice brique da redenção brizola tancredo e ulisses caju de Rio Real Bahia cajueiros de Rio Real - Bahia carlos araújo cartunista santiago castro alves caetano veloso gilberto gil mario quintana e... cavalgada torres - RS Brasil caçadores da lua ... ceramistas chapada do vagalume chuck - o bom guri coerência e coragem comportamento conto da saitica conto da saitica II conto do Zidane conto do senador Jacinto Gastura conto do urubu cooJornal - RS Brasil coojornal - história em 3 capítulos ... coqueiral rio real bahia brasil crueldade na tradição cultural cruz cartunista gaúcho daniel de andrade simões daniel de andrade simões ou reginaldo faria leite por MIA COUTO defensor da água. desde 1973 dilma rousseff dilma rousseff e energia limpa diretas já ditadura militar documentos de daniel de andrade simões ou reginaldo faria leite durante a ditadura civil-militar eduardo tavares fabico eleonora annes escultor e ativista político estilosas jaquetinhas em Antonio Prado - foto osvaldo hampe RS estudantes estátuas que andam exemplo de solidarieda exilados brsileiros em Moçambique exilio frança exílio falso hai-cai por Wilson Barbosa familia Craidy - Brasil feijão da chapada do vagalume itati ferreira gullar - poeta Brasil ferrovia ferrovias - exposição coletiva do grupo leica 1 fora collor fotoFalante - retalhos do tempo fotoFalantes - diria o Elson Martins do Acre fotos capas fotos tv daniel de andrade simões galeria F - salvador bahia galo de briga rio real bahia brasil gaúchos grande roqueira que faz sua verdade guardião da floreta amazôniaca india Waiãpi Sanhã - Amapá Brasil italianos ... itapeva - Torres Brasil itati - Chapada do Vagalume itati chapada do vagalume jabá... jacques schwarzstein jacques ze ana marquito e... jair Soares...Brasil josé daniel craidy simões josé serra lambe lambe de Lisboa lenon bar licinio hollywood local de prisões e torturas local de prisões e torturas. fotos daniel de andrade e stella petrasi lucia Ribeiro Bittencourt e Marie Jô luiz maia bittencourt lula um cabra sensivel malangatana e roberto silva malfeitor no Brasil - por Luiz Claudio Cunha marco aurélio barroso marcos baroni mario benedetti mario quintana e alceu valença - poetas mouftard paris moçambique - marcelino dos santos frelimo médico naturalista e humanista defensor da vida natureza negus o criador do PORRA na tortura o primeiro estrategista da guerra de guerrilha no Brasil - fotos daniel de andrade simões ocupação simbólica do Quartel do Barbalho ou ou fim de um cíclo? paris manifestação parteira de rio Real - foto daniel de andrade simões pcdob pedagoga baiana pintura leinad poeta Mario Quintana - Porto Alegre - Rs poeta Wilson Barbosa e Muriatan por Alcinéa Cavalcante por Tânia Miranda por daniel de andrade simões portugal revolução dos cravos prestes prisão para todos professores pés descalços e enxada restituição dos mandatos - foto daniel de andrade simões retalhos retalhos de lutas democráticas revolucionário baiano que lutou contra a ditadura brasileiro riacho do Raposo rio real - bahia rio real bahia brasil rio real e os senadores rio real jaci e renata rio real pedaladas - Itapicuru rio real raposo rui guerra sapinhos do sul sarmento leite - RS Brasil sem-terra sobre presidio Lemos de Brito solidão sou como o Chaplin stalin um continente sem história ? um grande camarada da esquerda... um historiador equivocado por Rui Patterson - advogado. E a Biografia do Marighella por Mário Magalhães um revolucionário brasileiro no exílio em Moçambique um valioso brasileiro urubus brasileiros utopia ou realidade ? valneri antunes vamos conversar ? ... verdade e justiça em Porto Alegre-RS vida de cão... voam juntas a alma e as lembranças ? wilson do nascimento barbosa wilson nascimento barbosa www.samuel-cantigueiro.blogspot.com Ói Nóis Aqui Traveiz - Memória água do planeta água para todos