Duas importantes reportagens têm lançamento hoje na Feira: Jornal JÁ e Esquina Maldita
foto daniel de andrade simões
Lançamento do Jornal Já em agosto de 1995 - foto daniel de andrade simões
Nesta quarta-feira, na Feira do Livro de Porto Alegre, serão lançados dois livros muito significativos sobre fatos que ocorreram em nossa cidade. O primeiro deles tem conotação política: trata-se de Uma reportagem, duas sentenças, de Elmar Bones, que narra a longa tentativa de estrangulamento do Jornal JÁ, em razão de uma reportagem publicada em 2001. Um processo penal acusou o diretor do jornal, o mesmo Elmar Bones, pelos crimes de calúnia, injúria e difamação. Neste processo, Bones não foi apenas absolvido, mas até elogiado pelo promotor e pela juíza. Porém, uma ação civil com base na extinta Lei de Imprensa, acabou por condenar a empresa JÁ Editores por danos morais, em razão de ter publicado… a mesma reportagem!
É um caso que – não fosse seríssimo – teria todos os ingredientes de uma comédia, onde fantasmas da ditadura vêm assombrar uma denúncia de um caso de corrupção ocorrido após o final da mesma, em processo paralelo à realidade. Não fosse verdade, seria engraçado. O livro de Elmar, diretor do JÁ, narra a luta de um pequeno jornal que circulou por 25 anos e que recebeu mais de uma dezena de prêmios da Associação Riograndense de Imprensa e um Prêmio Esso Nacional de Reportagem, façanha até hoje inédita no jornalismo impresso gaúcho.
Elmar e Paixão Cortes - foto daniel de andrade simões
O processo por danos morais acarretou numa intervenção financeira da Justiça sobre o JÁ a fim de garantir o pagamento da indenização, que hoje chega aos cem mil reais. E culminou com o bloqueio das contas pessoais dos sócios do jornal. Acarretou mais: a publicidade do governo estadual e de suas empresas sumiram do JÁ. Todo o calvário de Bones e da publicação está descrito em Uma reportagem, duas sentenças, que será autografado nesta quarta-feira, 7 de novembro, às 19 horas, na 58ª Feira do Livro.
Milton Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário