domingo, 23 de março de 2014

As Comissões da Verdade Funcionam ! por Rui Patterson

                                     O asqueroso Cabo Anselmo - foto tv daniel de andrade simões

Wadih Damous preside a Comissão Nacional da Verdade da OAB-Conselho Federal. Os advogados Nadine Borges e Marcelo Auler integram a CV-Rio, também presidida por Wadih. Eles entrevistaram o coronel reformado do exército PAULO MALHÃES, que contou com riqueza de detalhes como desenterrou o cadáver do ex-deputado federal RUBENS BEIRODT PAIVA de um areal no Recreio dos Bandeirantes, Rio, em 1973, sonegando apenas o que fez com os restos mortais: "Talvez joguei no rio, talvez no mar", disse o coronel.

Rubens foi preso em 20.1.71 pelo CISA ("inteligência" da aeronáutica), levado para o aeroporto Santos Dumont e depois para o DOI-Codi-Rio, o tenebroso centro de torturas. Havia sido bastante torturado, quando o sargento Antonio Fernando Hughes de Carvalho o matou na porrada. Hughes foi depois promovido a tenente pela sua "bravura" e condecorado. Era comandante do DOI-Codi o capitão Antonio Nogueira Belham, atual general reformado.

Isto demonstra a necessidade de ouvir-se os torturadores, eles tem muito a contar e gostam de fazer isso, fanfarroneando, ameaçando e deixando rastros, porque têm a certeza da impunidade.

Chega de ouvir ex-presos e e perseguidos políticos, todos já contaram suas histórias, eu mesmo escrevi a minha no Quem Samba Fica - Memórias de Um Ex-Guerrilheiro, à disposição na biblioteca da ESA - OAB do Fórum, gravei centenas de depoimentos.

Não funciona entrevistar torturadores para reportagens sensacionalistas, o entrevistado fazendo pouco da história e sem dizer onde, com quem e como desovou os restos mortais do ex-deputado. Vamos preparar equipes multidisciplinares com jornalistas, advogados, sociólogos, psicanalistas, historiadores, antropólogos forenses, o que for necessário para colher deles suas histórias, abstraindo as fanfarronices, ameaças e cinismo, gravando os depoimentos e repassando-os para conhecimento de toda a sociedade. A CV da OAB-BA está à frente desse propósito. Vamos ouvi-los antes que morram, imaginem o depoimento do ex-cabo Anselmo, o maior traidor da esquerda de todos os tempos. É só pedir e ele dá. Cinicamente, claro.

Depoimentos de ex-presos e perseguidos políticos é o mais do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário