OS MILITANTES DE 1968 NÃO USAVAM MÁSCARAS?
Nos últimos dias tem aparecido pelo facebook fotos de protestos da época da Ditadura Militar, com a frase de que os militantes de 1968 não usavam máscaras, combatiam a ditadura de cara limpa. O Cientista Político Emir Sader, figura eminente do petismo, que lutou contra a Ditadura e conheceu muito bem a necessidade da clandestinidade na luta, foi um dos que reproduziram, oportunistamente, a postagem.
É uma COVARDIA. Usar imagens dos desaparecidos e mortos pela ditadura para criticar máscaras é, no mínimo, uma indignidade. Cada época tem suas máscaras e, quem afirma que eles lutaram de "cara limpa", além de nunca ter lutado contra a Ditadura, não conhece a História (ou é má fé mesmo, caso explicito do Emir Sader). O que eram os esconderijos, os codinomes, as mudanças de identidade, de aparência física, maquiagens, perucas, e até plásticas? Quase todos deste quadro foram para a clandestinidade e enfrentaram a ditadura escondidos nas suas identidades falsas para auto-proteção e proteção de suas famílias, e não podia ser diferente. Na época, não havia câmeras da cet-rio e da rede globo combinadas com os famosos programas reconhecedores de faces...se tivesse, tinha sido ainda muito pior.
fotos daniel de andrade simões
2 comentários:
Grande! Comparar 1964 com 2013 tem tudo ver.
Espero viver muitos anos pra poder ler texto mais idiota. E me divertir. Abaixo a covardia! Saia do sofá, Caetano! Vá pra rua, depredar telefone público! Vc que não precisa dele! Uau! Viva a revolução dos animais irracionais. Grotesco. Quem segue, mais.
Postar um comentário