Nasce em 10 de agosto de 1912 o comunista Jorge Amado. Em 1932 casa-se
em Estância (próximo a Rio Real) Sergipe, com Matilde Garcia Rosa.
Em 1936 foi detido e acusado de participar da Intentona ComunistaEm 1937 viaja pela América Latina e Estados Unidos. Quando volta ao Brasil Getúlio Vargas torna-se ditador e Jorge Amado é preso em Manaus por ter publicado obras subversivas. Seus livros são queimados em Salvador por ordem da Sexta Região Militar.
Foi solto em 1938. Muda-se para o Rio de Janeiro, depois para S.Paulo mora com Ruben Braga. Volta para a Bahia e em seguida para Sergipe e publica “A Estrada do Mar”. Retorna ao Rio em 1939 exerce intensa atividade política, foi eleito Deputado Constituinte e cassado em 1948 se auto exilou em Paris e faz amizade com Jean Paul Sartre. Suas obras são traduzidas em várias línguas e torna-se um escritor de nome internacional, viaja pelo mundo. Sabendo que seu amigo Graciliano Ramos estava muito enfermo volta ao Brasil em 1953 e participa do enterro do amigo comunista e escritor brasileiro.
Alguns Livros de Jorge Amado Publicados e Censurados:
O País do Carnaval, Cacau, Suor, Jubiabá, Mar Morto, Capitães de Areia etc.
Em 1985 é eleito Membro da Academia Brasileira de Letras entre outros títulos.
Morre em 2001 aos 88 anos. Suas cinzas foram espalhadas em volta de uma mangueira no quintal de sua casa no Rio Vermelho em Salvador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário