sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ainda sobre Quem Samba Fica, por Rui Patterson

                               foto daniel de andrade simões 

MAIS DO QUEM SAMBA FICA - MEMÓRIAS DE UM EX-GUERRILHEIRO

MAIS DO QUEM SAMBA FICA - MEMÓRIAS DE UM EX-GUERRILHEIRO
Três preocupações na base deste livro: a família, os 'desaparecidos desaparecidos' (ou quem foi pra luta e não apareceu nos processos, obituários, comissões e listas disso e daquilo, tá vivo e quieto no seu canto, amargurado e sem reconhecimento porque comeu o sal e palmilhou as estradas e ninguém deu bola) e, por último, os advogados, serem maravilhosos, a quem muitos devem a vida e a maioria deve a liberdade.
No livro resgato as famílias, aí incluídos amigos, maridos, esposas, noivas, namoradas, e dou-lhes o devido reconhecimento, o que ninguém, nunca antes nesse país, fez. Sem elas, a cadeia teria sido muito mais difícil e complicada do que foi.
Resgato os 'desaparecidos' Bira Gordo, ou Ubiratan de Castro Araújo, Israel de Oliveira Pinheiro, Candinha, codinome da companheira Sonia Gomensoro, Maria Cristina Gomes Pereira e Albene Miriam Ferreira Menezes, estes só do nosso grupo político e do meu conhecimento, porque são muitos mais. Foram perseguidos, mas não presos, nem responderam a processos, estando nessa categoria nebulosa de 'desaparecidos desaparecidos', porque jamais apareceram, embora tenham lutado.
Por fim, resgato os advogados, nas pessoas de Jaime Guimarães, que puxou o fio dessa meada, Ronilda Maria Lima Noblat, que lhe deu sequência, Joaquim Inácio Santos Gomes, José Borba Pedreira Lapa e Aristides Oliveira, exemplos de dignidade e de coragem naqueles duros tempos de chumbo.
Como o QSF-MEG é uma obra em progresso, deixo abertas as contribuições para aumentar nomes de familiares e amigos, de 'desaparecidos' e de advogados.
A OAB - BA, nunca neste Estado e país, que eu me lembre e saiba, deu a seus advogados defensores de presos e perseguidos políticos o devido reconhecimento.
Luiz Viana Queiroz e Luiz Coutinho certamente farão este reparo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário