domingo, 10 de fevereiro de 2013

Nosotros Consumidores da Vida

Primeira Dama e Vereadora Janete e o Prefeito de Macapá Capi com a chave do seu primeiro automóvel - foto daniel de andrade simões






Entrada

x







Don Capi De La Mancha...,
Hoje tentando sintonizar o jogo brasil inglaterra, parei no senado ouvindo o companheiro amigo capi, nosso De La Mancha. Como sempre, na luta em defesa da vida, da preservação das nossas florestas, rios, ar e o escambau que compõem a  terra...coisas que vale investir, garantir a vida atual e das futuras gerações. O Banco Mundial segundo o senador é um grande parceiro, oxalá. O confronto é com o tal de desenvolvimento industrial e nosso consumo. Devemos ter uma preocupação sustentável...Capi abordou no seu discurso na tribuna os pontos mais sérios nessa luta ecológica.
Agora mestre Capi, vamos relembrar os tempos em que desenvolvimento estava diretamente ligada, não só no Amapá, como em todo território nacional ao asfalto. Quero somente relembrar esse tempo em que acompanhava você prefeito e janete vereadora, grande e honesta lutadora em defesa dos mais necessitados. Bueno, fábrica de asfalto, era grande xodó, o orgulho do jovem prefeito que acordava as 5 h., ia na minha porta e da stella minha companheira, na residência oficial do prefeito... e, dani...dani...acorda ... lá íamos nós "tomar um mingau" no cais e seguir nas inspeções. Na fiscalização das obras das estradas, em combate a poeira que tanto mal fazia aos moradores. Você de alguma forma era aplaudido, não estava sozinho nesse combate. Asfalto e carros começaram a rodar nas ruas de Macapá. Veio a poluição e o calor.
Agora, você como senador, Janete deputada, Camilo governador, Randolfe no seu conhecimento histórico da formação do Estado... Tá mesmo na hora da doideira. Coisa para político de "culhão roxo e aquilo riscado"... Invadam as ruas com tratores, retro escavadeiras e retirem o asfalto. Ponham  carroças e bicicletas nas ruas, vamos andar a pé, de barcos, canoas e de bicicletas. Substituam o asfalto por canais com água do rio amazonas. Retirando os automóveis e o asfalto, cairá a temperatura, desaparecerá a poeira, e a violência. MACAPÁ será conhecida como a VENEZA do norte.Os amigos serão aplaudidos por todo globo terrestre, vocês podem! Serão conhecidos no mundo como malucos beleza. Esse é o Capi que gosto, essa é a Janete corajosa que queremos, esse é o Camilo que nasceu para mudar.
Daniel de Andrade Simões, fotógrafo e bobo da Côrte

Amigos Dani e Stella:
Não tem nada de engraçado! Isso é um sonho que se realizado pelo menos em parte, alegraria o coração do mundo.
Gostaria de estar vivo para ver e usufruir dessa cidade sem carros. Aliás, quando eu era menino, ja morando em Rio Branco,
não tinha carro nenhum por aqui. Aliás, tinha um micro-onibus, caindo os pedaços, que subia e descia uma ladeira da rua principal.
O humor dos nordestinos praguejantes da época colocou nele o nome CUPA, afixado na parte frontal do veículo que permanecia
num indolente vai e vem: o "cupa-sobe". o "cupa-dece". Ah, como a vida naqueles tempos era bem mais criativa e prazeirosa!
  
Elson Martins, jornalista acreano - entre muitos outros trabalhos, criou a Folha do Amapá

 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário