sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Equus Caballus por Laura Patterson


Certa vez, durante um trabalho, me perguntaram:
- Você praticava hipismo clássico, está fazendo pesquisa de genética da marcha e já correu Team Penning... parece que mexe com todos os cavalos, não é? Mas qual a sua raça favorita?
Respondi da forma mais simples que me veio a mente. Cavalo, eu gosto de Cavalo.
Porque pra mim não importa a raça. Cada um tem suas qualidades, sua função. Nesse aspecto,...

costumo comparar com carros - quem se sairia melhor em uma trilha, um 4x4 ou uma Ferrari? E na aceleração em 100mt, será que esse mesmo 4x4 ganharia?
Não que alguns animais não desempenhem, sejam inaptos para determinadas funções, mas que existem raças específicas com qualidades voltadas à aquele trabalho que se sairiam infinitamente melhor. Porque nem nós somos bons em tudo, não temos o direito de exigir dos nossos cavalos que "plantem bananeira enquanto assoviam e chupam cana".
Algumas pessoas se esquecem disso. Vejo preconceito contra outras raças de cavalos, por parte de criadores e usuários, e me pergunto, pra quê? Temos que lembrar, ao fim, são todos CAVALOS, cada qual com sua qualidade. Devemos focar nestas, engrandecê-las, mas sem tirar o mérito dos outros, pois estes também tem suas qualidades únicas, diferenciadas. E lembrar, sempre, de que não importa a raça - cavalo é uma família só, Equus caballus.
E, geralmente, quem gosta de cavalo - gosta de verdade - é pessoa de coração e alma bons... por isso, o conceito "CAVALO" compreende mais que um bicho, e se torna uma "família".




Laura e seu amigo fiel
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário