sexta-feira, 29 de junho de 2012

Petiscaria ?...

foto daniel de andrade simões

Uruguai começa a plantar maconha ainda este ano
Da Redação/do http://www.sul21.com.br/
O governo do Uruguai anunciou a intenção de legalizar a canábis, tornando-se o primeiro país a pretender controlar a produção e distribuição desta substância. O Governo de José Mujica, um antigo guerrilheiro tupamaro que resistiu contra a ditadura militar que governou o país de 1973 a 1985, pretende começar a plantação de canábis já em Setembro.
A plantação de canábis será integralmente assegurada pelo Estado, que garantirá o monopólio da sua produção, mas ainda não existem planos sobre como e onde será vendida. A comercialização deverá ser restrita aos cidadãos uruguaios, “de modo a não alimentar o turismo da droga”, anunciou o secretário-geral do Conselho Nacional de Drogas do Uruguai.
Os consumidores registrados não serão autorizados a adquirir mais do que 30 gramas por mês. Calcula-se que seja necessário produzir qualquer coisa como 75 toneladas por ano, apenas para o consumo recreativo, mas José Mujica garante que também está interessado na plantação para a produção de medicamentos para doenças oncológicas.
O consumo de canábis já está descriminalizado no Uruguai, um dos países com menores índices de criminalidade, mas socialmente mais conservadores, da América Latina.

artistas fechando um ... foto daniel de andrade simões 

A iniciativa legislativa, que terá agora que ser aprovada por um Congresso aonde a Frente Ampla de José Mujica tem uma larguíssima maioria, deverá entrar em vigor em Setembro. A proposta de lei foi apresentada no âmbito de um plano de combate ao crime e pretende, de acordo com o executivo, deter o aumento da criminalidade. “Achamos que a proibição de certas drogas está criando mais problemas para a sociedade do que as próprias drogas”, considerou o ministro da Defesa, Eleuterio Fernández Huidobro.
A legalização da canábis irá prejudicar um negócio que, de acordo com o Governo do Uruguai, rende mais de 75 milhões de dólares todos os anos. A lei agora anunciada pretende afastar os consumidores de canábis dos circuitos ilegais que vendem o “paco”, um subproduto da cocaína altamente generalizado no Uruguai.
Com informações da Esquerda.net



2 comentários: